Passive House NÃO Obrigado!

Está um pouco frio em casa? Proprietários de casas passivas: Não há problema, basta vestir uma camisola. As mulheres não são mais sensíveis ao frio? Sim, a minha usa três camisolas em cima umas das outras.








  Palestra em 6 de Fevereiro de 2020 19:30 em Unken


Clique aqui para obter informações sobre a conferência

  Passive House NÃO Obrigado!


Já na minha newsletter de 2 de Setembro de 2018 escrevi Passive House NO Thank You!

Mai 2019 startete ich in einem Passivhausforum diese zutiefst erschütternde Diskussion: Energie erzeugen wird abgelehnt, Energie sparen das einzig selig Machende.

No sábado, aconteceu-me estar numa casa passiva durante 6 horas. Como convidado, a primeira coisa a fazer é descalçar os sapatos. Mas o chão estava frio. Por isso, a primeira coisa que fiz foi tirar um gorro de esqui da minha mochila e pô-lo nos pés. Ainda estava demasiado frio, por isso sentei-me na posição de Buda. Passado algum tempo, os músculos das minhas pernas já não aguentavam esta posição, por isso pedi ao meu anfitrião que me deixasse calçar os sapatos. Estas botas grossas são realmente sapatos adequados para casas passivas.

Desenvolveu-se um diálogo com o proprietário passivo da casa: "Não está um pouco frio na casa? Isso não é problema, basta vestir uma camisola. As mulheres não são mais sensíveis ao frio? Sim, a minha usa três pulôveres em cima uns dos outros. A propósito, em Salzburgo, o certificado energético para casas de repouso tem de ser calculado com 25°. Não pode ser assim tão quente! O meu pai preferia uma temperatura ambiente de 28° nos seus últimos anos. Uma pessoa assim não poderia viver aqui!

A propósito, não são apenas os velocímetros que têm um viés, mas também os termómetros: este deu a impressão de uns aceitáveis 22°, enquanto o meu termómetro de infravermelhos apenas mostrava 19,5°.

  O sistema de aquecimento numa casa passiva


O ar é aspirado e adaptado à temperatura do pavimento durante mais de 30 m num tubo colocado no pavimento. Depois vem o permutador de calor de contrafluxo cruzado, onde o ar de exaustão transfere o calor para o ar de alimentação. O calor adicional é depois extraído do ar de exaustão através de uma bomba de calor. Este é utilizado para aquecer ainda mais o ar de alimentação ou para preparar a água quente.

O desempenho de uma bomba de calor a ar depende da quantidade de ar que é aspirado através do evaporador. Um ventilador de uma pequena bomba de calor a ar com um diâmetro de 50 cm pode produzir 6000 m³ por hora a 15 km/h. Isto é 25 vezes mais do que o que flui através do sistema de ventilação de uma casa passiva. Isto é 25 vezes mais do que o que flui através do sistema de ventilação de uma casa passiva. O sistema de aquecimento da casa passiva tem de lidar com esta quantidade muito limitada de ar. Se não for possível extrair calor suficiente do ar, é utilizado o aquecimento eléctrico directo. O depósito de água quente tem um elemento de aquecimento e há bobinas de aquecimento eléctrico nas condutas de fornecimento de ar. O tubo de admissão tem um diâmetro de 160 mm, pelo que não é possível aspirar muito ar através dele.

  Filosofia de produto diametralmente oposta


Talvez o comprador de uma versão XL prefira uma temperatura ambiente de 27°, tenha uma garagem dupla aquecida de 40 m² e tenha a ideia espontânea, 2 dias antes da passagem de ano, de celebrar a passagem de ano com uma festa na piscina.

Depois, para além dos outros consumidores, 12 m³ de água têm de ser levados de 5° para 32°. Um dia, haverá certamente vídeos sobre estas acções na Internet.

É o que diz o PDF dos sistemas térmicos da casa GEMINI next Generation. O proprietário de uma casa GEMINI next Generation deve poder exibir-se correctamente perante os vizinhos: "Têm de limpar a neve? A minha entrada tem aquecimento por piso radiante!"

  A prosperidade global é necessária para a reabilitação do planeta


Todos os cenários em que é suficiente reduzir as emissões a zero estão a tornar-se cada vez menos plausíveis. O degelo do permafrost e a libertação de gases do hidrato de metano representam uma enorme ameaça potencial para o desenvolvimento do clima. Uma pequena redução não será suficiente. Mesmo uma redução de 100% nas emissões de CO2 poderá ser demasiado pequena. Uma redução de 200%, ou seja, a não emissão de mais CO2 pelo homem e uma redução activa através de filtragem e craqueamento, deverá ser suficiente. Mas esta filtragem do CO2 da atmosfera e a sua decomposição em C e O é um esforço enorme que só uma humanidade rica, com uma base industrial inteiramente baseada em energias renováveis, pode realizar. Por isso, poupar, restringir, renunciar é um risco de vida para a humanidade. Levar por diante o projecto GEMINI de nova geração é uma nova tarefa para a Associação para a Promoção do Infintismo. Mais tarde, será criada uma empresa. A associação pode e terá uma participação na empresa. Os membros apoiantes da associação terão privilégios na formação da empresa. Esta questão ainda está a ser trabalhada nas próximas semanas, mas o apoio nesta difícil fase inicial deverá compensar.
          Passive House NÃO Obrigado!: Está um pouco frio em casa? Proprietários de casas passivas: Não há problema, basta vestir uma camisola. As mulheres não são mais sensíveis ao frio? Sim, a minha usa três camisolas em cima umas das outras. https://2020.pege.org/01-26/portugese.htm